A raça Braford participou, pelo segundo ano consecutivo, do teste de desempenho realizado pelo Centro de Performance CRV Lagoa 2015. A atividade, que tem por objetivo promover as raças bovinas, mostrando suas qualidades e seus respectivos criatórios, foi realizada na cidade de Sertãozinho, no interior de São Paulo.
A primeira pesagem aconteceu no dia 11 de junho e se estendeu até o dia 28 de novembro, quando foram conhecidos os grandes campeões. Durante este período, os animais nascidos entre 1º de agosto e 30 de novembro de 2014 permaneceram no local demonstrando sua adaptabilidade e eficiência alimentar. Conforme o Supervisor Técnico de Campo da CRV Lagoa, Leonardo de Menezes Moreira, houve um acréscimo no número de animais Braford inscritos.
“Nesta edição, ob servamos um lote bastante homogêneo, de forte padrão racial e desempenhos muito próximos. Tanto que os primeiros colocados ficaram nas primeiras posições por diferenças muito pequenas em relação aos demais. Isto mostra um ano em que os produtores enviaram animais da mais alta qualidade em seus rebanhos”, reforçou Moreira.
Touro Carimbo
Foi de Santa Catarina o exemplar Braford vencedor da prova. Trata-se do touro Tatuagem P05 Carimbo, de propriedade da Agronegócios Mãe Rainha. Bela Vista, de Celina Maciel, e Moinhos de Trigo Indígena S/A Motrisa, de José Francisco Freitas Rodrigues, conquistaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Administrador da Mãe Rainha, Edson Colombo, que também é vice-presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) falou sobre a alegria de sagrar-se campeão. “Considero um ato de muita coragem da Mãe Rainha, pois este animal não poderá mais voltar pra casa”, informou Colombo, ao lembrar que devido às questões sanitárias catarinenses, todo o animal que sair do Estado não poderá retornar.
A propriedade enviou dois terneiros para o PC CRV Lagoa 2015. “Queríamos avaliar o desempenho e provar que o Braford é uma raça brasileira, pois se adapta em qualquer região do País (…) E conseguimos, mostramos que o Braford não tem fronteiras”. O primeiro colocado foi contratado pela central de inseminação. Já o outro terneiro da Mãe Rainha, Tatuagem P04, conquistou a 12ª posição.