Depois de nove meses de pesagens consecutivas, a cada 28 dias, exame de ultra-som, julgamento morfológico e análises objetivas, saiu essa semana o resultado da 17º Prova de Avaliação a Campo realizada pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e pela Embrapa - Pecuária Sul. O campeão Braford 2012 veio da Fazenda Mãe Rainha, Coxilha Rica em Lages, SC.
Filho de Paysano com matriz Mãe Rainha 314, o touro campeão chegou a Bagé com apenas 10 meses de vida, 270 Kg e pela primeira vez na história deixou a marca catarinense na criação da raça no país. O reprodutor apresentou ganho médio diário de 1,204 Kg/dia; peso ao sobreano de 597,76 Kg (505 dias) e se destacou na avaliação de conformação, características raciais e sexuais nas notas dos três jurados. Para o Pesquisador da Embrapa e um dos organizadores da prova, Joal Brazzale Leal o touro catarinense não prevaleceu em apenas um quesito, mas ganhou pelo conjunto das notas.
Ao total 43 reprodutores das maiores e mais respeitadas cabanhas de Hereford e Braford do país competiram na mesma ambiência, ou seja, foram avaliados sob o mesmo manejo e condições ambientais nas instalações da Embrapa em Bagé, RS. De acordo com o Superintendente da ABHB, Gabriel Isaacsson, os animais da prova deste ano apresentaram um excepcional desempenho mesmo nas condições de extrema seca causadas no último verão. Na raça Braford a média de ganho de peso foi de 1,083 Kg por dia. "Nesta prova estão os animais que serão melhoradores na pecuária de corte do Brasil", enfatiza Isaacsson.
Atualmente a raça Braford vem se destacando na venda de sêmen nacional por possuir muita rusticidade e adaptabilidade em todo o território brasileiro. De acordo com Edson Colombo, administrador da Fazenda Mãe Rainha, o touro campeão 2012, batizado de "Evo-Nobre", será encaminhado para uma central de inseminação. "Já recebemos várias propostas, mas ainda estamos em negociação quanto ao destino dele, nossa intenção é democratizar essa genética campeã." afirma Colombo.