Touro catarinense ganha prêmio de mais pesado da Expointer 2013 e também se torna o grande campeão da raça braford na Expointer




Foto: DIVULGAÇÃO


Pela primeira vez na história da maior feira do agronegócio da América Latina, Expointer em Esteio, um touro fora do Rio Grande do Sul conquista o título de mais pesado da exposição. O animal da raça braford de nome Trevo, nascido e criado na fazenda Mãe Rainha (Coxilha Rica, Lages) fez bonito na 36ª edição do evento, pesando mais que um carro popular, exatos 1.265Kg e mostrando que Santa Catarina também é destaque na pecuária nacional.


O animal também levou o prêmio de grande campeão da raça braford e surpreendeu por ser um touro muito “correto”, na opinião do jurado Fernando Faria Correa de Uruguaiana (RS). Trevo é filho do também campeão Big Brother com matriz Mãe Rainha 211. O animal nasceu em um dos lugares mais tradicionais da pecuária catarinense, nos campos da Coxilha Rica, em Lages. Durante esses três anos e meio foi criado a campo e recebeu suplementação balanceada.


Para um dos proprietários Edson Colombo, da fazenda Mãe Rainha, o resultado foi recebido com surpresa ainda mais por ser a primeira vez que a cabanha trouxe um animal para a exposição. “A Expointer é a maior referência na pecuária da América Latina, conquistar um título nesta feira representa um marco para qualquer cabanha” comenta o pecuarista.


Quem também comemora o prêmio é a fazenda Pitangueira (Itaqui, RS) que adquiriu 50% do Trevo e a empresa Maya Genética, a qual havia contratado o touro há 90 dias. Como o animal não pode retornar ao estado de Santa Catarina devido às barreias sanitárias, ele vai permanecer na central de inseminação em Bagé (RS) para comercialização de sêmen.


Fonte para entrevista:
Edson Colombo
(49) 91667862